Reajuste de 15,5% impactará 171,6 mil beneficiários de planos no RN

 Fonte TN



Mais de 171 mil beneficiários de planos de saúde individuais ou familiares do Rio Grande do Norte devem ser impactados com o reajuste de 15,5% autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta quinta-feira (26). Em todo o país, 8,9 mihões de consumidores serão afetadas pelo aumento nos serviços de saúde. Em 2021, a ANS aprovou deflação de -8,19%, o que significou, naquele ano, redução nos valores vigentes. O reajuste atual vale para o período de 1º de maio de 2022 a 30 de abril de 2023. No Rio Grande do Norte, são 171.669 beneficiários em planos individuais ou familiares.


Aprovado com aval do Ministério da Economia, e autorizado por 4 votos a 1 durante reunião da diretoria colegiada da ANS, o percentual é tido como um teto, com as operadoras podendo aplicar os 15,5% ou qualquer percentual inferior. Este é o maior índice de reajuste já aprovado pela ANS, de acordo com os dados da série histórica da agência, iniciada em 2000. O maior até então tinha sido de 13,57%, em 2016. Para planos individuais e familiares, o aumento no valor depende de autorização prévia da ANS.

 

O argumento para um percentual tão significativo  é que houve aumento das despesas das operadoras, puxado pelo maior número de procedimentos eletivos em 2021, por exemplo. "O trabalho da agência, a gente foca, acima de tudo, na sustentabilidade do setor, pensando obviamente no melhor para o consumidor, na estabilidade das relações. A viabilidade da manutenção do setor para dar continuidade, entregando às famílias as coberturas assistenciais contratadas", disse o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello durante a reunião.

 

Uma das principais operadoras do Estado, a Unimed Natal deve aplicar o reajuste para cerca de 74 mil clientes nas próximas faturas. De acordo com a empresa, o reajuste vai sendo aplicado obedecendo o período de vencimento de cada contrato.

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.