PSDB seguirá dividido nas eleições estaduais do RN

 


O jornalista Cesar Santos( jornal de fato) retrata muito bem a realidade política do PSDB no RN em relação ao apoio para reeleição de Fátima Bezerra do PT, uma divisão dentro do partido que demonstra muito bem o jogo de interesse entre os parlamentares potiguares que faz com que dos 12 deputados tucanos, seis estarão com Fábio Dantas.


Entenda a situação


O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), está dividido entre a governadora Fátima Bezerra (PT) e o pré-candidato a governador Fábio Dantas (Solidariedade). Ele disse que ainda não tomou a decisão porque precisa conversar com os dois lados. A decisão de Ezequiel deverá sair só em julho, quando começam as convenções partidárias.

A tendência, porém, é o líder tucano fazer opção pela reeleição da governadora. Ele é parceiro administrativo e político do governo. Ezequiel continua ocupando espaços no governo, controlando a Secretaria de Agricultura e outros cargos de menor relevo, através de indicados.

A posição individual de Ezequiel não significa que o seu partido o acompanhará unido. Qualquer que seja a sua decisão, o PSDB permanecerá dividido. A sua bancada na Assembleia Legislativa é formada por oposicionistas e governistas. Está rachada na disputa majoritária.

Dos 12 deputados tucanos, seis não apoiam a governadora e têm dito isso abertamente: Gustavo Carvalho, Tomba Farias, José Dias, Getúlio Rêgo, Nelter Queiroz e Galeno Torquato. Inclusive, os seis deputados bancaram a CPI da Covid contra o governo estadual. Foi Gustavo Carvalho, considerado o parlamentar mais próximo de Ezequiel, que apresentou o pedido de CPI na Assembleia Legislativa. Tomba Farias trabalhou para acolher as assinaturas necessárias. O resultado da CPI, desfavorável à governadora, teve a assinatura dos tucanos.

Quatro deputados são governistas assumidos: Dr. Bernardo Amorim, Raimundo Fernandes, Ubaldo Fernandes e Kleber Rodrigues. Bernardo e Raimundo participam normalmente da agenda administrativa e política da governadora e defendem a sua reeleição. Eles ocupam espaços em cargos de segundo e terceiro escalões e também empregam indicados em empresas terceirizadas contratadas pelo governo.

Outros dois tucanos estão divididos, embora tenham se posicionado a favor de projetos do governo na Assembleia Legislativa: Albert Dickson e o próprio Ezequiel Ferreira.

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.