Advogados vão passar por raio-x para acesso a presídios no Rio Grande do Norte

 Jornal TN




Para adentrar nos presídios do Rio Grande do Norte em visita aos seus clientes, os advogados passarão por um aparelho de raio-x (bodyscam) semelhante aos já utilizados nos aeroportos.


Além disso, estão limitados a apenas 30 minutos de atendimento por cliente. As medidas da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP/RN) são para tentar conter uma prática criminosa que foi descoberta nas unidades prisionais: advogados estariam levando bilhetes de lideranças do crime para comparsas que estão fora da prisão.


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) discorda da rigidez nas medidas, alegando que essas ferem o livre exercício da profissão dos bacharéis e o direito constitucional de defesa do cidadão, mas informou que apura o caso de advogados envolvidos na comissão de ética.

 

Os bilhetes foram apreendidos neste ano na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz. O último desses durante a semana santa. Na unidade prisional, os presidiários não têm acesso a celulares e estariam se utilizando desse meio mais simples para continuar controlando o crime de dentro da prisão. Teve mensagem encontrada, inclusive, no vaso sanitário do banheiro da sala de atendimento aos advogados.


Foi por essas correspondências que se chegou à informação de que os criminosos pagam até R$ 1 mil por mensagem levada pelos advogados: “Não vou mais mandar gravata (advogado) aí porque CADA IDEIA É MIL REAIS”, diz um dos bilhetes.

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.