Volume de chuvas no RN está 8,6% acima da média esperada em 2022

 


No Rio Grande do Norte, o volume de chuvas está 8,6% acima da média esperada para os quatro primeiros meses de 2022, até esse domingo (24). O sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um volume médio no período de janeiro a abril deste ano de 466,7 milímetros (mm) em todo o estado, enquanto o esperado era de 429,8 mm. A região que mais recebeu carga d'água foi o Oeste Potiguar, com o acumulado de 560.6mm.

 

Para os potiguares, a boa incidência de chuvas significa esperança de boa safra e colheita na produção agrícola, além da segurança hídrica no abastecimento de água dos municípios, com aumento das reservas que, atualmente, alcançam 43,59% da sua capacidade total, divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn) no dia 18 de abril.

 

“Nesse final de abril e início de maio, as chuvas continuarão ocorrendo em todas as regiões, com bons índices, devido as boas condições termodinâmicas dos oceanos atlântico e pacífico”, explica o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

 

Com as chuvas que deverão ocorrer até o final de abril, o estado ficará na condição climatologia de normal a acima. Até o momento, são 63 municípios na condição normal e 14 na de chuvoso.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.