Rio Grande do Norte foi atingido por mais de 50 mil raios em 2022, destaca climatempo

 


O Rio Grande do Norte foi atingido por cerca de 50 mil descargas atmosférica (raios) entre 1 de janeiro e 28 de março de 2022, de acordo com dados do Climatempo repassados à Neoenergia Cosern. Esse volume representa um aumento de 338% em relação ao mesmo período do ano passado.


“Os raios podem causar danos significativos na estrutura do sistema elétrico e provocar interrupções no fornecimento de energia”, lembra Osvaldo Tavares, superintendente de Serviços Técnicos da Neoenergia Cosern.


“Estamos trabalhando de olho na previsão do tempo e com equipes de plantão reforçadas para solucionar todas as ocorrências no menor tempo possível e com toda segurança para nossos colaboradores”, complementa o superintendente.


De 1 de janeiro até 28 de março, o Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia Cosern registou 1.496 interrupções no fornecimento de energia elétrica provocada por raios – um crescimento de 72 % em relação ao mesmo período do ano passado e que já supera o total de 2021, que somou 869 ocorrências.


No caso mais relevante, entre o final de fevereiro e início de maio, 799 descargas registradas ao longo de nove dias danificaram 113 isoladores (estruturas no alto dos postes que seguram os cabos) numa linha de transmissão entre a Subestação Elétrica Major Sales e a cidade de Icó, no Ceará.


Durante a substituição dos isoladores, a Neoenergia Cosern também instalou sensores inteligentes em pontos estratégicos da linha para agilizar o reparo em caso de novos danos provocados pelos raios.


Além de provocar perturbações no sistema elétrico da distribuidora, o efeito de uma descarga atmosférica pode comprometer as instalações elétricas das residências.


 “A energia contida no raio sempre procura a terra”, explica Valfidro Holanda, gerente de Segurança da Neoenergia Cosern.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.