IDIARN participa de operação de apreensão de suínos em João Câmara

 


O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN participou na manhã desta segunda-feira (04), juntamente com técnicos da Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Obras, de uma ação para apreensão de suínos localizado no município de João Câmara/RN.


Na ação, o IDIARN emitiu um termo de fiscalização onde deixa estabelecido que o produtor não pode voltar a cometer o ato, caso descumprido, será multado e terá os animais apreendidos e descartados. A Secretaria de Obras do município apreendeu um suíno.


A criação irregular de porcos pode trazer dezenas de consequências, entre elas o acometimento de doenças como a peste suína clássica, doença altamente contagiosa que tem como meio de transmissão indireta o contato com agulhas, calçados, roupas e outros objetos contaminados encontrados em terrenos baldios e lixões.


O IDIARN ressalta que realiza um levantamento nas propriedades próximas a lixões para evitar a proliferação de doenças nos animais. Caso a população tenha conhecimento de criadouros desta natureza pode entrar em contato com o instituto para realização de fiscalização.

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.