TN/Ipespe: Fátima tem 34%; Styvenson, 13% e Ezequiel, 8%

 Fonte Jornal Tribuna do Norte

 

A primeira rodada da pesquisa eleitoral do Sistema Tribuna de Comunicação, em parceria com o  Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) para as eleições de 2022 no Rio Grande do Norte aponta a liderança da governadora Fátima Bezerra (PT), que tentará a reeleição, com 34%, no cenário estimulado, percentual superior à soma dos demais nomes. Em segundo lugar aparece o senador Styvenson Valentim (Podemos) com 13% e em terceiro, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual, Ezequiel Ferreira, com 8%.

 


Empatados, em seguida, vêm Brenno Queiroga (Solidariedade) e Haroldo Azevedo (Patriota), com 2% e, em último, Clorisa Linhares (Brasil 35), com 1%.

 

No momento em que as candidaturas não estão definidas, há poucos dias do fim da janela partidária, a pesquisa mostra um grande número de eleitores indecisos, no total de 41%, que não sabem em quem votar ou declararam votos branco ou nulo,  contingente sete pontos percentuais acima do índice alcançado pela primeira colocada, a governadora Fátima Bezerra.


 


 

Já na questão espontânea, quando os pesquisadores de campo não apresentam os nomes de eventuais candidatos a governo, a parcela de indecisos é de 56%, enquanto os que pretendem votar branco e nulo alcançam 15%. Somados, têm-se um percentual de 71%. 

 

Na pesquisa espontânea, a governadora Fátima Bezerra também lidera com 24% das citações, seguida de Styvenson Valentim, com 3% e Ezequiel Ferreira, com 2%. Outros nomes foram citados, mas não chegaram a 1% das menções.

 



Potencial de voto


A pesquisa TN/Ipespe também investigou a probabilidade de voto, rejeição e o conhecimento de seis dos possíveis candidatos ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 02 de outubro, sendo perguntado para cada entrevistado se votaria com certeza, se poderia votar, não votaria de jeito nenhum ou se não conhece o suficiente para opinar.

 

Fátima Bezerra tem, no momento, o maior potencial de voto (com certeza votaria + poderia votar), 39%, mas também é quem tem a maior rejeição: 43% dizem que não votariam de jeito nenhum nela. Apenas 7% disseram que não a conhecem o suficiente para opinar e 11% não souberam ou não quiseram responder.

 

Em um segundo patamar de potencial de voto estão, com percentuais abaixo de 20%, mas pontuando dois dígitos – Styvenson Valentim, com 19% e Ezequiel Ferreira, 14%. Os demais apresentam números de 5% para baixo.  Quanto à rejeição dos eventuais  candidatos, a governadora alcançou 43%, e os demais estão bem próximos. Styvenson tem uma rejeição de 41%; Haroldo Azevedo, 39%, Ezequiel, Brenno e Clorisa aparecem com 38% na questão ‘não votaria de jeito nenhum.

 

Perfil da pesquisa


Metodologia


Pesquisa quantitativa face a face foi realizada nos dias 23 a 26 de março deste ano, com 1.200 entrevistados, amostra representativa do eleitorado do Rio Grande do Norte, de 16 anos e mais, com cotas de sexo, idade e localidade, e controle de instrução e renda. No total, 25% dos entrevistados estão na capital e 75% no demais municípios do RN. 

 

Margem de erro


A margem de erro é de 2.9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta. A pesquisa TN/Ipespe está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  sob os protocolos BR-07968/2022 e RN-05273/2022.

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.