Pensando na igualdade com politicas públicas, MPF vai à Justiça para IBGE incluir identidade de gênero e orientação sexual no Censo 2022

 

A inclusão de campos para identificação de "identidade de gênero" e "orientação sexual" nos questionários do Censo 2022 e em futuras pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi tema de uma ação do Ministério Público Federal à Justiça.


A Procuradoria se baseia no fato de não haver um ‘perfil social, geográfico, econômico e cultural’ da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, o que resulta em um ‘verdadeiro empecilho’ para a formulação de políticas públicas que atenda as necessidades de tal grupo.


"O censo demográfico do IBGE ignora totalmente a identidade de gênero e a orientação sexual em seus questionários. Trata-se de uma verdadeira limitação em sua metodologia censitária, que, além de excluir importante parte da população brasileira do retrato real que deve ser demonstrado pela pesquisa, também restringe o alcance das políticas públicas que efetivam os seus direitos fundamentais", argumenta o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Lucas Costa Almeida Dias, no documento.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.