Governo potiguar realiza mais de 5 mil cirurgias em oito meses

 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) atingiu a marca de 5.800 procedimentos cirúrgicos eletivos realizados no Rio Grande do Norte em menos de um ano graças ao programa Mais Cirurgias, Mais Saúde, do Governo do Estado.


Os números foram alcançados em oito meses, desde julho de 2021, com a participação de dezenove hospitais . As cirurgias eletivas – realizadas de forma agendada – estão acontecendo nos municípios de Natal, Santo Antônio, Caraúbas, Mossoró, Apodi, João Câmara, Currais Novos, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Parnamirim, Assu, Parelhas e Santa Cruz.


Em Assu, pela primeira vez na história do Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, foram realizados procedimentos eletivos ortopédicos, com mais de 260 cirurgias realizadas desde o início do programa. A unidade realizou ainda cirurgias ginecológicas, como histerectomia, vesícula e hérnia.


“Em Apodi nunca foram feitas tantas cirurgias em tão pouco tempo. Com o programa Mais Cirurgias, Mais Saúde, o Governo do Estado tem contemplado as cidades vizinhas e até mais longínquas. A região ganhou muito na saúde, as equipes estão organizadas para realizar cirurgias até nos finais de semana. Acomodamos também as mães que estão parindo. Nunca tivemos um avanço dessa grandeza em toda a história. Estamos disponíveis para que avance mais. Fomos contemplados com 100 cirurgias ao mês, mas a meta é ultrapassar essa marca”, disse a diretora do Hospital Regional de Apodi, Girlene Ferreira.


O Mais Cirurgias, Mais Saúde tem como objetivo expandir os procedimentos para regiões onde a oferta não existia. Para isso, a Sesap intensificou as ações nos serviços próprios, estruturando os hospitais com mais equipamentos, insumos e equipes. A estimativa é de que o programa chegue a investir R$ 23 milhões na realização de procedimentos.

 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.