Educação: Novo Enem traz questões discursivas e focadas na área escolhida pelo estudante; veja mudanças

 


Nesta segunda-feira (14), foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) um parecer que define mudanças no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2024. A previsão é que, em três anos, as alterações sugeridas serão adequadas ao exame ao Novo Ensino Médio.


Segundo o novo documento, a prova terá questões discursivas e de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:


1ª etapa: redação + perguntas de formação geral (sem divisão por disciplina, cobrando habilidades mais interpretativas do que conteudistas);

2ª etapa: perguntas focadas na área de conhecimento escolhida pelo estudante (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens ou matemática), também sem enfoque conteudista, segundo habilidades e competências desenvolvidas.


De acordo com a informação de site federal a alteração acontece porque, com a reforma do ensino médio que passou a vigorar em 2022, escolas públicas e particulares terão de reservar, em média, 40% da carga horária para aulas de aprofundamento em áreas de conhecimento escolhidas pelos alunos.


O objetivo é que o novo Enem esteja adaptado a um modelo de ensino que se adapte às necessidades específicas dos estudantes.

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.