Covid-19: RN vai flexibilizar restrições e reverter leitos para atender outras doenças

 

O jornal Tribuna do Norte destaca em sua página que a situação da pandemia da covid-19 no Rio Grande do Norte tem melhorado e, com isso, a Secretaria de Saúde do Estado já aponta possíveis mudanças nas próximas semanas, tanto com relação à disposição de leitos exclusivos para o tratamento da doença, quanto acerca dos decretos que impõem medidas sanitárias para conter a propagação do coronavírus. Na manhã desta sexta-feira (4), o secretário de Saúde do estado, Cipriano Maia, disse que já está sob análise um pacote de mudanças para os próximos dias.


Ainda sem confirmar uma data, o secretário explicou que a expectativa é de que, no primeiro momento, metade dos leitos voltados ao atendimento exclusivo à covid sejam desmobilizados ou realocados para receber pacientes com outras doenças. A decisão, contudo, deverá aguardar um período de até 15 dias contados a partir do fim do Carnaval.



"Como estamos fazendo desde o início (da pandemia), temos sempre acompanhado a situação da pandemia para fazer a adequação de leitos. A tendência de redução (nos casos) está mantida há mais de 15 dias, mas temos que esperar um pouco para avaliar o impacto das aglomerações do Carnaval, para não ficarmos em uma 'sanfona', indo e vindo nas decisões. Teremos um pouco mais de paciência", explicou Cipriano Maia.



Apesar de confirmar a tendência de redução dos leitos voltados para atendimento a pacientes com covid-19, já que o estado tem média de ocupação em torno de 30% neste momento, Cipriano Maia explicou que os hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, e o Rafael Fernandes, em Mossoró, seguirão com o amplo atendimento à doença, fazendo a cobertura macro-regional dos casos futuros. Além disso, as demais unidades de Saúde terão, pelo menos, um leito para isolamento de pacientes com covid ou síndromes respiratórias.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.