Transposição do Rio São Francisco; veja o que foi feito por cada presidente

 

Diante das discussões sobre quem é o pai da obra da transposição do São frâncico para que suas águas cheguem ao nordeste, principalmente a região potiguar, pesquisei sobre o assunto e encontrei uma entrevista do doutor em Engenharia Civil, Francisco Jácome Sarmento.


Sobretudo


Porque nos últimos dois dias  o presidente Jair Bolsonaro (PL) faz uma peregrinação por quatro Estados nordestinos, visitando obras da Transposição do São Francisco. Para além das discussões sobre quem iniciou ou quem está finalizando as obras.


O doutor Francisco Jácome Sarmento participou diretamente da elaboração e de boa parte da execução do projeto e, em 2018, lançou o livro ‘Transposição do Rio São Francisco – Os bastidores da maior obra hídrica da América Latina’. O paraibano conhece o tema como ninguém.


Os detalhes

 

1.1 - A obra foi iniciada em julho de 2007. Estava estimada em R$ 4,3 bilhões, mas já consumiu mais de R$ 14 bilhões.


1.2 - Os serviços foram iniciados pelo ex-presidente Lula e, no Governo seguinte, também do PT, a obra demorou muito para ser concluída. “Dilma poderia ter concluído integramente essa obra”, analisou Sarmento.


1.3 - Após isso, o ex-presidente Michel Temer (MDB) inaugurou o Eixo Leste da Transposição, em 2017, para salvar Campina Grande e outras 17 cidades de um colapso total no abastecimento.


1.4 - O Governo Bolsonaro executou, de acordo com Sarmento, menos de 1% das obras do projeto. No total, segundo ele, foram 6 quilômetros de canal feitos. Os dois Eixos têm 700 quilômetros.


  



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.