Já passaram no HAF 1.425 pacientes em 06 dias; médico plantonista alerta, orienta e tranquiliza sobre a síndrome gripal que atinge os macauenses

 

Na busca de informações sobre o quadro de síndrome gripal que o município salineiro atravessa, procurei manter dialogo com funcionários responsáveis pelos atendimentos no HAF na busca de números de atendimentos nesses 07 dias de 2022 na principal unidade de saúde de Macau.

 

Realidade

 

De acordo com a informação obtida – pois nos 4 dias houve um grande movimento na unidade de saúde -  atendentes do HAH destacam a quantidade de 1.425 atendimentos nesses sete dias de 2022( 1º - 193; 2º -231; 3º -323; 4º - 240; 5º - 223; 6º - 213) , onde 80% dos casos refere-se a síndrome gripal.

 

Orientação

 


Mesmo assim procurei conversar com o médico de plantão, Dr David Bezerra, medico formado pela Universidade Federal do Ceará,  para que o mesmo esclarecesse esse momento gripal que atravessa a cidade e, sobretudo, orientar os macauenses na sua ida ao HAF, disse ele;


“ Embora maltrate muito, graças a deus ela não traz um grande risco de vida. Traz risco para um idoso que não tenha se vacinado, mas para a população geral não precisa temer. Embora ela maltrate muito, deixe as pessoas prostradas com molezas e debilitadas por causa de uma febre, mas não precisa se preocupar tanto. É uma variante da gripe que a gente já conhece da influenza, ela pode complicar se a pessoa já tiver comorbidades, esses devemos ter uma atenção especial, mas dura de sete a dez dias. E uma doença viral que não tem tratamento, a gente só usa sintomático com remédios que tentam melhorar os sintomas usando dipirona e paracetamol até o próprio organismo da pessoa remediar o vírus.”


Enfim


Ao encerrar a entrevista o médico já estava em pronto atendimento aos macauenses  - situação que nos fez perceber o atendimento atencioso e cuidadoso com o paciente que estava chegando ao seu plantão -  já que o plantonista ouvia atentamente a posição da mãe que estava com uma criança debilitada, para que assim, o profissional pudesse diagnosticar com qualidade as causas da enfermidade da criança.


Realidade da ultima quarta-feira


 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.