Vereadores avaliam que suspensão de réveillon por Prefeitura foi correta

 

O cancelamento da programação do Réveillon de Natal, pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB) na última quarta-feira 1, foi bem recebida por vereadores que avaliam a necessidade de maior cuidado em eventos abertos ao grande público. A suspensão foi uma recomendação do Comitê Científico da Capital com o objetivo de evitar uma maior propagação do coronavírus no município e da nova variante, a Ômicron. Com isso, não serão mais realizados os shows musicais na praia da Redinha, nem as queimas de fogos nas praias de Ponta Negra e Redinha (na Ponte Newton Navarro). A medida foi adotada por várias cidades no país.


O vereador Herberth Sena (PL) disse ser favorável à suspensão do réveillon e tantos outros eventos abertos que estão sendo realizados na cidade. Para ele, os eventos privados são mais fáceis de se ter um controle e fiscalização de quem participa, com a exigência da segunda dose da vacina contra Covid-19, por exemplo. Algo que é impensável em um evento aberto ao público em geral, como as festas na orla das cidades.


“Acho de suma importância o controle porque estamos vendo que estão se segurando os eventos com a vacina, mas os eventos abertos, não tem controle, não tem como fiscalizar. Não tem como termos pessoas vacinadas e não vacinadas, com e sem máscara, todas juntas e misturadas, de forma que se garanta a segurança da população”, disse Herberth.


Para o vereador Preto Aquino (PSD), apesar de Natal ser conhecida nacionalmente pelos eventos culturais e festivos no mês de dezembro, é preciso escutar o que o Comitê Científico do município recomenda, uma vez que ele segue as medidas de proteção e combate à propagação do vírus.


“Hoje, para tomar uma decisão de ofício, eu não decidiria nada sozinho. É preciso ter cautela, para que sejam respeitados todos os protocolos de segurança no tocante ao combate ao Covid-19. Os números estão mostrando que, graças a Deus, que existem os controles de enfrentamentos, mas hoje eu escutaria os comitês científicos para tomar uma decisão”, disse.


Também favorável ao cancelamento do evento aberto por questões de segurança, o vereador Tércio Tinoco (PP) disse que é preciso ter muita cautela, “porque precisamos sim ter o devido cuidado à nova variante que está em circulação no Brasil, precisamos que a população tome a vacina, temos vários casos de pessoas que não querem se imunizar. Mas, temos que ver o outro lado também, o da economia, pois precisamos que os turistas visitem Natal. Precisamos ter responsabilidade, olhar os dois lados, sabendo que saúde e economia precisam andar juntos”, explicou.

 


Fonte Agora RN

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.