Professores vão exigir aplicação do reajuste do piso salarial do Magistério em 2022

 


Na manhã desta terça-feira, 14, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) reuniu os servidores da educação do município em assembleia, para discutir sobre as pautas em benefício para a categoria. Um dos pontos abordados pelos professores municipais é a revisão do piso salarial, com base na Lei Federal nº 11.738/2008.


A presidente do Sindiserpum explica que a previsão de reajuste salarial é de 31,03% para 2022.  “Em 2022 a previsão de reajuste está estimada em 31,03%. É de fundamental importância que este reajuste seja respeitado, seja cumprido, tendo em vista que é o que determina a lei, que o reajuste seja de acordo com o custo-aluno”, explica. 


Apesar de todos os esforços da categoria, existe uma movimentação dos prefeitos, em Brasília, tentando derrubar o mecanismo do reajuste, caracterizando um retrocesso para a categoria. “Nós lutaremos e esperamos não perder o que já conquistamos, que é esta valorização. O reajuste de 31,03% é mais que justo”, ressalta Eliete Vieira.


Além da revisão do piso salarial, outros 14 pontos foram discutidos durante a assembleia. Um deles foi a revisão do déficit de 0,42% retirado do Piso Salarial, que foi corrigido de forma indevida no ano de 2019.  Os pontos serão levados ao Executivo para serem analisados pela atual gestão municipal. A lista de discussão solicita também o cumprimento de 1/3 da jornada extraclasse, de acordo com a Lei Federal nº 11.738/2008.


Os professores municipais solicitam ainda a eleição direta dos diretores e diretoras das escolas municipais, garantindo a gestão democrática. A pauta inclui ainda o pagamento do 14º salário para as escolas premiadas, bem como a regulamentação da carga horária de 40h do professor municipal.

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.