Governadora do RN admite conversas com MDB; mas aliados destacam preocupações, alem do líder do governo na ALRN identificar que " é cedo para se falar em alianças"

 

O Jornal Agora RN deu destaque em sua página a posição do governo sobre alianças com o MDB, como também apresentou as posições dos lideres que forma o governo do RN sobre tal entendimento.


Pois bem


“Nesse momento, os esforços estão concentrados em organizar nosso projeto em torno da chapa proporcional, deixando para os primeiros meses do próximo ano, o debate sobre a chapa majoritária. Já acertamos que trabalharemos nominatas completas para deputados e deputadas estaduais e federais”, afirmou o presidente estadual do PT, Júnior Souto, nesta quarta-feira 15, ao ser questionado sobre a possibilidade de aliança política entre Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo Alves (PDT), visando 2022.


O tema tem causado controvérsias entre os integrantes da sigla no Rio Grande do Norte. A resistência é grande entre parte dos partidários da governadora, principalmente por defenderem que o ideal é, justamente, unificar foco e afinco em torno da chapa proporcional e, resolvida essa parte, a majoritária. “A posição, unânime, do partido, é priorizar a eleição majoritária nacional e o tempo necessário às negociações em curso”, explicou Júnior Souto.


Ele disse ainda que o PT está ciente das implicações que poderão ocorrer, caso o partido forme federações ou alianças mais amplas.


Já o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco do PT, também defende que é antecipado falar em alianças regionais quando o diretório nacional ainda não definiu nenhum direcionamento, e que este sempre influencia as decisões adotadas pelos estados.


Posição da governadora


A governadora Fátima Bezerra (PT) confirmou que o seu partido está conversando com forças políticas de centro esquerda para a composição de uma frente partidária ampla, visando as Eleições de 2022. As siglas que devem compor esta aliança são as que fazem oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e, dentro desta estratégia, estão incluídos o MDB e o PDT. A governadora declarou que as vagas de candidatos à vice, e ao Senado, na sua chapa majoritária, podem ser preenchidas por partidos que vão compor esta frente, abrindo a possibilidade para o MDB e o PDT, durante entrevista à rádio Jovem Pan News Natal, nesta quarta-feira 15.


“Existem sim conversas com o MDB, também houve a sinalização por parte do PDT com nosso vice-governador Antenor Roberto, que é um grande parceiro e vem desempenhando sua função de vice com maestria. Mas, sabemos também que ele (Antenor Roberto) é uma liderança partidária, muito natural que converse com outros partidos. Essa frente deve ter perfil progressista. Não entra bolsonarista. Uma frente que reúna os partidos de centro esquerda”, disse.

 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.