Falta de representatividade: Macau ofereceu a governadora 11.590 votos , mas quem recebe instalação completa da SAMU é a cidade de Patu que deu 4.437 votos

 


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) entregou à população do médio oeste uma nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 RN), em Patu/RN, com abrangência de 11 municípios da região, beneficiando cerca de 70 mil pessoas, que passarão a contar com o serviço.


A instalação completa da base aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20, com a presença da secretária adjunta da Sesap, Lyane Ramalho. “É um marco no território a inauguração da base, que contempla o atendimento para a população da região, com assistência ágil e capacitada. Esse é o compromisso do Governo do Estado com a efetivação da parceria do governo com os municípios, no sentido da ampliação de todo o SAMU trazendo uma qualificação no atendimento pré-hospitalar. O nosso objetivo é ampliar ainda mais o atendimento, a partir das necessidades das regiões nos próximos meses”, disse a secretária.


Os condutores, técnicos e o enfermeiro coordenador da base selecionados pelo município para atuar na base receberam capacitação na sede do SAMU 192, em Macaíba/RN. E nesta segunda, 20, receberam treinamento, ministrado pela coordenadora do SAMU 192 RN, Wilma Dantas, para conhecimento e manuseio dos equipamentos da sala de estabilização no hospital municipal de Patu, montada com os equipamentos entregues pelo Governo do RN.


A Sesap garantirá ambulância de suporte básico e sua manutenção, além de insumos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medicamentos, treinamentos e certificações. Os municípios são responsáveis pela escala de condutores e técnicos de enfermagem.


O detalhe


A falta de representatividade política de Macau junto ao governo do estado é evidente, sobretudo quando a cidade salineira de Macau é sempre excluída com esses projetos da SESAP.


Uma vez que  cidade de Patu possui em torno de 13 mil habitantes, deu uma votação a governadora Fátima de 4.437 votos, quando a cidade de Macau possui 32 mil habitantes e deu uma votação a governadora de 11.590 votos, equivalente a 74,93% dos votos válidos.


Mas


Mesmo assim a cidade salineira fica sempre em último plano quando se trata de ações do governo do estado em Macau, já que Macau possui apenas um veículo da SAMU que não atende as grandes necessidades de uma urgência de saúde. Patú terá uma base equipada, diferentemente de Macau e região.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.