Estudo aponta que grande área geográfica do estuário Piranhas-Açu está sob risco de inundação; principalmente Macau e Porto do Mangue

 

Novo estudo da Universidade Federal do RN (UFRN) mostra que cerca 327 quilômetros quadrados do estuário Piranhas-Açu estão sob risco de inundação, o que exige medidas imediatas para reduzir os impactos socioambientais.


Os municípios de Macau e Porto do Mangue apresentam maior perigo de inundações porque, apesar das irregularidades topográficas, seus atuais sistemas de drenagem não são suficientes para impedir alagamentos em terrenos distantes do rio, o que pode, por exemplo, atingir áreas de baixa elevação nos centros dessas cidades.


A pesquisa, fruto de uma tese desenvolvida para o Programa de Pós-graduação em Geodinâmica e Geofísica (PPGG), mapeia riscos de inundação por maré em toda região de influência do estuário Piranhas-Açu, localizado no litoral norte do RN.


O detalhe


Os dados da pesquisa  foram publicados neste mês no jornal internacional Natural Hazards and Earth System Sciences, registra informação do portal virtual da UFRN na internet.





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.