Três estabelecimentos potiguares são beneficiados com o selo SISBI durante 59ª Festa do Boi

 

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN, entregou nesta quinta-feira, 18, três selos do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A entrega aconteceu durante a 59ª Festa do Boi e contou com a presença da Governadora do RN, Fátima Bezerra.


O SISBI faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), que é responsável por padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar, contemplando toda a cadeia produtiva, incluindo pescado, segmentos de leite e derivados, avicultura, apicultura, entre outros.


O primeiro estabelecimento a receber o selo foi a granja avícola Holanda Agronegócios LTDA, localizada em São José do Mipibu. Logo em seguida os laticínios Queijeira Sertão Jucurutu e a Queijeira Seridó, localizados nos municípios de Jucurutu e Cruzeta, respectivamente, também conquistaram a certificação. Agora, os três estabelecimentos possuem aval para comercialização dos seus produtos em todo o território nacional.


No ato da entrega, a Governadora Fátima Bezerra também assinou o novo regulamento da Lei Nivardo Melo e a implantação do selo arte do RN.


Nove selos SISBI entregues no RN


Em pouco mais de um ano, o Idiarn entregou nove selos SISBIS, incentivando empresas potiguares a expandir suas produções de forma nacional.


“Em agosto de 2020, quando entregamos o primeiro certificado sisbi a um frigorífico potiguar, foi uma conquista muito grande. Foi um momento de alegria para todos, e ali nós sabíamos que o RN podia mais. E que o Governo, por meio do Idiarn, poderia beneficiar mais empresas e assim expandir a economia norte-rio-grandense. E foi o que nós fizemos. Já são nove empresas produzindo em maior escala, contratando mais mão de obra e comercializando de forma nacional. Isso é fomentar a economia do nosso Estado”, concluiu o diretor-geral, Mário Manso.

 

Certificado de registro de estabelecimento


O Idiarn também realizou a entrega de um certificado de registro de estabelecimento ao Apiário Flor do Campo – unidade de beneficiamento de produtos das abelhas, localizado no município de São Gonçalo do Amarante. Com o certificado, o local passa agora a poder comercializar seus produtos para todos os municípios do Rio Grande do Norte.   

 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.