Mais de 260 mil pessoas estão com atraso na segunda dose dose de vacina

 

Mais de 260 mil potiguares estão com a segunda dose da vacina contra a Covid em atraso. É o que aponta um levantamento divulgado pelo Laboratório em Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), que monitora os índices de imunização em todo o Rio Grande do Norte.


De acordo com o relatório, 263 mil pessoas ainda não foram aos pontos de vacinação para receber a segunda dose da CoronVac, Pfizer ou Oxford/AstraZeneca. Os imunizantes só possuem eficácia após a aplicação das duas doses.


Além disso, mais de 137 mil pessoas também estão com a dose de reforço em atraso no Rio Grande do Norte.


A dose de reforço é permitida em profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos após cinco meses da aplicação da D2, além de pessoas imunossuprimidas depois de 28 dias.


Desses, 22.838 atrasados com a dose de reforço são profissionais da saúde, sendo 10 mil só de Natal, e 115.144 são idosos.


Segunda dose


Quanto à segunda dose, o atraso está principalmente no imunizante da Pfizer. Cerca de 110 mil pessoas que tomaram a primeira dose no estado não compareceram para tomar a segunda.


Já o município com mais pessoas atrasadas é a capital Natal, que tem 75 mil pessoas com a segunda dose em atraso.


O número tem crescido neste mês de novembro. No primeiro dia do mês, eram cerca de 200 mil potiguares com D2 atrasada. No dia 12, ficou acima de 240.





G1 RN

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.