Covid: não há indicadores que impeçam realização do Carnatal, apesar dos riscos de contaminação

 

Natal sediará o maior carnaval fora de época do mundo em duas semanas. O Carnatal acontecerá de 9 a 12 de dezembro. Desde setembro, quando a micareta foi confirmada, surgiu uma pergunta que tem ganhado cada vez mais repercussão à medida que a folia se aproxima: é seguro realizar o evento em 2021, apesar da crise sanitária atual? A preocupação nasce, em sua maioria, porque a micareta aglomera pessoas de diversos lugares do mundo.


Em 2020, a resposta para a pergunta anterior foi unânime entre realizadores e autoridades: não – tanto que o evento foi cancelado pela primeira vez desde 1991, ano de estreia. Mas, no momento presente, com 76% da população adulta do estado completamente vacinada contra a covid-19 e com a taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo dos 45%, a resposta é outra. O Governo do Estado e a Prefeitura do Natal autorizaram a realização de grandes eventos, que inclui o Carnatal. 


Em estados como São Paulo e Bahia, o a realização do carnaval ainda não é certeza. Ao menos 53 municípios paulistas já afirmaram que não terão a festa, apesar dela acontecer somente em fevereiro de 2022. Em território baiano, berço da folia e reduto da axé music, o governador Rui Costa (PT) comentou na semana passada que “não colocarei a população baiana em risco (…). O carnaval não pode estar acima da vida das pessoas”. No RN, a folia já bate à porta. 


Bloco de Anita confirmada para o carnatal 2021(Agora RN)


 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.