A crise do Inep poderá afetar o exame do ENEM; entenda a situação

 

A menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a exoneração coletiva de servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) coloca em dúvida a realização das provas, já que os cargos ocupados eram diretamente ligados ao certame.


Segundo informações do G1, a situação está sendo monitorada para garantir a normalidade de execução do Exame, e os pedidos de demissão não afetarão o cronograma - segundo disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em nota.


No entanto


O ex-presidente do órgão, Reynaldo Fernandes, diz ainda não ser possível prever impactos. "Tudo pode acontecer no dia da prova, desde queda de energia até falta de prova em alguma escola, por exemplo. Essas coisas acontecem, e é preciso ter uma equipe de logística lá [no Inep] para resolver isso. E com as recentes demissões, não sabemos como essa equipe está".


O principal detalhe


A debandada no Inep afeta, principalmente, a Diretoria de Planejamento de Gestão, que abrange duas áreas ligadas diretamente à aplicação da prova e à logística. Na última sexta-feira (5), dois coordenadores pediram para deixar áreas cruciais do Enem.


As provas do Enem estão previstas para os dias 21 e 28 de novembro. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), por sua vez, será aplicado neste domingo (14).

 

 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.