Projeto do MEC visa criar 05 universidades em redutos do centrão

 


Crítico à abertura de universidades, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, quer dividir instituições federais de ensino superior existentes para criar cinco novas universidades e cinco institutos técnicos.


A iniciativa não prevê a expansão de vagas de alunos ou da rede física, mas atende aos interesses de políticos aliados ligados ao centrão.


A ideia significará a criação de 2.912 cargos para comandar as novas instituições que, na prática, já funcionam. O inchaço da máquina pública virá com um aumento de gastos que pode chegar a R$ 500 milhões por ano, de acordo com estimativas do Ministério da Economia.


Segundo o MEC, o custo seria de R$ 147 milhões no ano. No entanto, não há previsão para esse gasto na proposta orçamentária de 2022.


A Folha de São Paulo teve acesso à minuta do projeto de lei que cria as instituições por desmembramentos de campi já em funcionamento. Elas atenderiam principalmente o estado do PI, onde reside o líder do centrão e ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).


As cidades agraciadas com o projeto do MEC seriam; Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Espírito Santo e Piauí.

 

A grande questão


É possível criar 05 universidades, 2.912 cargos públicos, gastar um dinheirão, agradar o grupo do Centrão e não criar uma mísera nova vaga ou curso superior?

Esse Brasil de Bolsonaro é Surreal...


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.