Secretária-adjunta da Sesap é exonerada após operação que investiga contratos de UTIs no RN

 

A secretária-adjunta da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) Maura Sobreira foi exonerada do cargo, além de Gilsandra de Lira Fernandes – que era coordenadora de Atenção à Saúde da pasta. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira 3 e acontecem após os desdobramentos de uma investigação sobre possíveis irregularidades na contração de UTIs durante a pandemia da Covid-19.


Lyane Ramalho Cortez foi nomeada para o cargo de secretária-adjunta. Não houve nomeação para o cargo de coordenação de Atenção à Saúde no Diário Oficial desta sexta.


As servidoras foram afastadas dos cargos logo no dia 25 de agosto, quando foi deflagrada a operação Lectus, da Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União. A ação foi destinada a apurar fraudes em dispensas de licitações, peculato, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro. Durante a manhã do dia 25, foram feitas buscas na sede da Sesap em Natal.


A operação veio após inquérito policial instaurado em setembro de 2020, com base em auditoria da CGU, que identificou direcionamento da contratação de empresa para fornecimento de leitos de UTI para o Hospital Cel. Pedro Germano, ausência de capacidade técnica e operacional da empresa contratada e indícios de desvios.


Os levantamentos indicaram que a empresa contratada não tinha experiência em implantação de leitos de UTI, bem como não apresentava estrutura econômica e financeira, nem capacidade técnica para dar suporte à vultosa contratação. A empresa se valia de equipamentos e materiais da própria Sesap, além de não disponibilizar todos os profissionais previstos no contrato.


Informações do Agora RN


 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.