Porto Ilha de Areia Branca deve ser leiloado no dia 5 de novembro; deputado Souza propõe discutir futuro do terminal

 



O presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta terça-feira, 21, a data para o leilão de cinco terminais portuários do Brasil. Dentre os anunciados, está o Terminal Salineiro de Areia Branca, que deve ser leiloado no dia 5 de novembro.


“Mais cinco leilões portuários marcados para os dias 5 e 19 de novembro vão alcançar R$ 1,281 bilhão em investimentos para o setor portuário. Desenvolvimento, emprego e proteção ao meio ambiente”, disse o presidente em suas redes sociais.


O detalhe


O Terminal de Areia Branca deve ter investimentos que giram em torno dos R$ 165 milhões. Tendo um prazo de arrendamento da estrutura de até 25 anos. Há ainda uma expectativa de 3.257 empregos diretos e indiretos gerados.

Nos dias de hoje o terminal de Areia Branca é administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Coderm), possui a capacidade de 150 mil toneladas, sendo a principal plataforma de escoamento do sal produzido em solo potiguar. Realidade que torna o Rio Grande do Norte, o maior produtor de sal do Brasil.


Deputado Souza propõe discutir futuro do terminal


Preocupado com o futuro dos servidores do Terminal Salineiro de Areia Branca, no Oeste potiguar, o deputado Souza (PSB) antecipou nesta quarta-feira (22), durante pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, que irá protocolar na Casa proposta para realização de audiência pública para debater o anúncio do Governo Federal para privatização da unidade. De acordo com o parlamentar, cerca de 90% dos servidores correm risco de demissão.



Ao propor a realização de audiência pública diante do impasse, o deputado declarou que o debate servirá para discutir, “de forma clara, as vantagens e desvantagens da privatização do Terminal Salineiro de Areia Branca, bem como o destino dos seus servidores”, concluiu Souza.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.