Meio ambiente: Pensando na qualidade de vida na sua cidade, prefeito do Alto do Rodrigues assina termo de cooperação para instalação de usina de tratamento de resíduos sólidos

 

Quando se acompanha a cena política e administrativa de várias prefeituras que compõem a região salineira, se percebe rapidamente quem quer fazer acontecer na sua cidade, sobretudo pelo entendimento do gestor aos anseios do povo.


Então




Um destes casos nos referimos ao prefeito de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho, o gestor assinou esta semana um termo de cooperação técnica, juntamente com o chefe do executivo itajaense, Alaor Ferreira, com a intenção de futuramente instalar uma usina de tratamento de resíduos sólidos, a ser construída no município de Itajá.

 

Veja bem


A usina deverá receber os Resíduos Sólidos Urbano (RSU) de Alto do Rodrigues e atuar na recuperação energética dos mesmos. De acordo com o documento, compete ao município cooperante, destinar os resíduos sólidos coletados em seu município para a usina em apreço, quando em efetivo funcionamento e arcar com as despesas de processamento dos resíduos pela usina em valor a ser estabelecido em contrato futuro.

 

O prazo de vigência do termo entre os dois municípios começou a contar a partir da assinatura dos gestores, e estabelece um prazo máximo de 18 meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos.

 

Ainda de acordo com o termo, as despesas à plena consecução do objeto acordado, tais como: pessoal, deslocamentos, comunicação entre os órgãos, e outras que se fizerem necessárias, correrão por conta das dotações específicas constantes nos orçamentos do partícipes, não cabendo aos mesmos quaisquer remuneração.

 

O detalhe


Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), "nas cidades brasileiras, a crescente geração desse tipo de resíduo e as práticas de descarte estabelecidas, aliados ao ainda alto custo de armazenagem, resultaram em volumes crescentes de RSU acumulados e, historicamente, em sérios problemas ambientais e de saúde pública”.

Ao longo dos anos, a disposição irregular de RSU tem causado a contaminação de solos, cursos d’água e lençóis freáticos, e também doenças como dengue, leishmaniose, leptospirose e esquistossomose, entre outras, cujos vetores encontram nos lixões um ambiente propício para sua disseminação.

Estima-se que cada pessoa produza, em média, 1,3 kg de resíduo sólido por dia. Desta forma, uma pequena cidade de apenas 10.000 habitantes produziria cerca de 10 toneladas de lixo diariamente.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.