Fusão partidária; PSL e DEM acompanham governo em mais de 90% das votações

 

Levantamento do Radar do Congresso, plataforma de busca e análise de dados do Congresso em Foco, aponta que a bancada do DEM na Câmara votou favoravelmente ao governo em 90% das vezes desde 2019. No PSL, que ainda abriga grande número de bolsonaristas e partido pelo qual o presidente se elegeu em 2018, o alinhamento é ainda maior: 95%. PSL e Patriota estão empatados no índice de governismo e são os mais fiéis a Bolsonaro na Câmara.


O DEM e o PSL estão em conversas para uma fusão, criando um novo partido que seria o maior no campo da direita política brasileira. No Congresso, o DEM, com 28 deputados, aumentaria a bancada do PSL na Câmara - atualmente a maior da Casa, com 53 parlamentares. No Senado, é o DEM, hoje com seis cadeiras, que passaria a ter sete, com a chegada de Soraya Thronicke (MS).


Se a proposta de fusão é de abrir um contraponto a Jair Bolsonaro (hoje sem partido) e contar com parlamentares contrários à postura do presidente, tanto DEM como PSL ainda se mantêm extremamente alinhados aos interesses do governo na pauta do Congresso Nacional.


Caso a fusão ocorra, é possível que o novo partido, que ainda não tem nome definido, se converta no maior da Câmara. O PSL conta, atualmente, 53 deputados federais e o DEM, 28.

 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.