" Voto distrital" ; comissão da Câmara aprova parecer, texto seguirá para o plenário

 


A Comissão da Câmara dos Deputados que analisou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 125/11, aprovou nesta segunda-feira (9) o parecer da relatora, Renata Abreu (Podemos-SP) que institui o chamado "voto distrital" no sistema eleitoral brasileiro. Foram 22 votos favoráveis e 11 contrários. O texto agora irá ao Plenário.


A PEC- que originalmente tratava de eleições próximas a feriado, virou uma das mais complexas tentativas de reforma eleitoral no país. O único destaque que foi acolhido retirou do texto a possibilidade do sistema conhecido como "distritão misto" a partir das eleições de 2026.


A relatora apresentou novo parecer aos deputados hoje, com a adoção do chamado "voto preferencial", usado nas eleições da Irlanda e do estado de Nova York. Nele, o eleitor vota em cinco candidatos por ordem de preferência. A cada totalização de votos, o candidato com menos votos é eliminado, e os votos dados a ele são encaminhados a outros candidatos, de acordo com a ordem de preferência dos eleitores.


Renata disse que a proposta entra em operação apenas nas eleições municipais de 2024. 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.