Mossoró já tem dez nomes para as eleições estaduais do próximo ano, já em Macau...

 

 

Ex-prefeita Rosalba faz foto com população na UBS do Abolição III

Mossoró tem, pelo menos, dez nomes colocados no tabuleiro das eleições 2022. Dois deles, candidatos certos: deputado federal Beto Rosado (Progressistas) e a deputada estadual Isolda Dantas (PT), que tentarão reeleição. Os demais nomes trabalham, de alguma forma, para viabilizar projetos à Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e até ao Senado da República.

Quem puxa a extensa fila é a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas). Sem mandato desde 1º de janeiro deste ano, ela precisa ser candidata para continuar a sua carreira política vitoriosa. Rosalba foi prefeita quatro vezes, governadora e primeira mulher senadora pelo RN, e nas eleições do próximo ano tentará novo cargo eletivo.

Outro nome de Mossoró certo na disputa eleitoral do próximo ano é o do presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim (Solidariedade). Ele já assumiu de público a pré-candidatura a deputado federal, cargo que concorreu em 2018 e terminou na primeira suplência de sua coligação, obtendo 24.551 votos. A sua candidatura a deputado federal tem o apoio do prefeito Allyson Bezerra e faz parte da estratégia de ocupação de espaço do Solidariedade nas eleições 2022.

Também é da cota de Allyson outro nome de Mossoró no tabuleiro eleitoral. A primeira-dama Cinthia Pinheiro é vista como pré-candidata à deputada estadual. O prefeito nega, mas a sua companheira está cada vez mais presente nas ruas, cumprindo “agenda administrativa”, mesmo não ocupando cargo de forma oficial.

A lista

A lista de possíveis candidatos à Assembleia Legislativa tem ainda o empresário Jorge do Rosário (PL), que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Rosalba em 2020, tendo sido derrotada por Allyson. Em 2018 tentou se eleger deputado estadual, ficando na quarta suplência de sua coligação com 23.512 votos (1,39%). Ele não declara abertamente se será candidato em 2022, mas já disse que a possibilidade existe.

A ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSDB), atualmente vereadora, não nega que deseja voltar para a Assembleia Legislativa. A sua provável candidatura representará uma das alas políticas da família Rosado, liderada pela ex-vereadora e ex-deputada Sandra Rosado (PSDB).

Quem já assumiu a pré-candidatura à deputada estadual foi a ex-vereadora Aline Couto (PSDB).


Macau


Baseado no entendimento político dos macauenses a cidade salineira deverá também ter mais de um candidato para cenário estadual, já que temos nomes identificando essa realidade, como;

- O jornalista Aluísio Viana que já se filiou no PROS afirmando que é pré-candidato a deputado estadual pela região costa Branca;

- O médico salineiro Dr Eduardo Lemos – após sondagem realidade na cidade salineira onde foi bem avaliado - também se prepara para viabilizar seu nome para estadual, o mesmo não confirmou a intenção, mas já deixou claro que é possível acontecer.

- Wassil Pre moldados, que é filiado ao PSL e obteve 608 votos para deputado estadual também é outro nome cogitado na seara política, o agente político foi candidato a vereador em 2020 na cidade de Macau obtendo 237 votos.

- Também existe um sentimento dos macauenses para que o ex-prefeito FV consiga viabilizar nome para o pleito de 2022, o ex-prefeito nunca se pronunciou sobre o assunto, mas grande parte de Macau torce para que isso aconteça.


O detalhe


Sem falar na intenção, pelo menos nos bastidores, de alguns ex-vereadores salineiros participarem do pleito estadual como candidato.

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.