Assú e Olho-D’Água do Borges se encontram entre as 5 cidades do nordeste que o governo federal reconhece em situação de emergência por desastre natural

 


O governo federal reconheceu a situação de emergência em cinco cidades do Nordeste do país atingidas por desastres naturais. 


Enfrentam estiagem os municípios de Sebastião Laranjeiras, na Bahia, Itatira, no Ceará, e Assú e Olho-D’Água do Borges, no Rio Grande do Norte. Já a seca, que é uma falta de chuvas mais prolongada, atinge o município de Ielmo Marinho, também no Rio Grande do Norte. 


A partir do reconhecimento, os gestores locais podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para socorro e atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada. É o que explica o coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil.


“O que o reconhecimento permite é que o Governo Federal, com todos os seus órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, atue em apoio ao estado. Essa é a primeira consequência. Mudando, inclusive, os seus processos administrativos para acelerar essa ajuda.” 


A solicitação de recursos para ações de defesa civil deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.


Além das cidades nordestinas, o MDR reconheceu a situação de emergência em outras sete cidades brasileiras por conta de desastres naturais.




 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.