Estudo aponta norte e nordeste com a maior taxa de mortalidade infantil, na região salineira Macau e Guamaré possuem o maior percentual

 


No Brasil 80% da mortalidade infantil está concentrada em 21% dos municípios localizados, principalmente, na região Norte e Nordeste. Os dados foram levantados pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), ferramenta de big data, a partir do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Ministério da Saúde. 

No ranking dos estados que concentram maior taxa de mortalidade infantil estão Roraima (20,69%), Amazonas (19,77%), Acre (18,04%), Amapá (16,78%), Sergipe (16,76%) e Bahia (15,27%). Para o professor de políticas públicas do Ibmec Brasília, Eduardo Galvão, esses dados apresentam uma perspectiva positiva. 

“Isso porque se 80% do problema está concentrado em apenas 20% dos municípios, isso significa dizer que com uma concentração de 20% dos esforços, conseguimos resolver 80% do problema. Ou seja, não precisa de um esforço bastante pulverizado. Uma atenção dedicada, concentrada a esses poucos municípios, já vai ter um grande impacto nas políticas públicas.”

Os municípios de Roraima com a maior taxa são Amajari (49,33%), Alto Alegre (46,41%) e Pacaraima (32,37%). Em nota a Secretaria de Saúde do Estado de Roraima, informou que a Coordenadoria Geral de Atenção Básica (CGAB) realiza o acompanhamento dos índices de mortalidade materna no estado e tem fortalecido o contato com os municípios, o que inclui a realização de oficinas para tratar sobre o tema e discussão de estratégias a serem colocadas em prática.

De acordo com o Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Criança (NAPSC), com base nas informações enviadas pelos municípios, nos últimos dois anos, houve um aumento de 12,46% na taxa de mortalidade infantil em Roraima.



Região salineira


As cidades que formam a região costa branca salineira, cito; Macau. Guamaré, Galinhos, Pendências, Alto do Rodrigues, Porto do Mangue e Areia Branca também foram identificadas no mapa com o percentual de mortalidade infantil, Macau possui a maior taxa com 22.01% entre os municípios.


Já o município de Guamaré vem logo atrás com o percentual de  18,12%, em seguida Alto do Rodrigues com 7,9% e Pendências com 6,8%, Galinhos e Porto do Mangue apresenta taxa de 0%. Os dados de Areia Branca não foram apresentados.


O detalhe


Os números apresentados correspondem aos dados identificados pelos municípios  nos últimos dois anos, 2019/20.






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.