Defesa Civil reconhece situação de emergência em seis municípios de BA, RN, CE e RS

 


Brasil 61

A Defesa Civil nacional reconheceu a situação de emergência em seis cidades brasileiras atingidas por desastres naturais.

Cinco dessas cidades ficam no Nordeste e passam por estiagem. São elas: Barra e Mulungu do Morro, na Bahia, Serra do Mel e Governador Dix-Sept Rosado, no Rio Grande do Norte, e Caridade, no Ceará. 

Nesses três estados nordestinos, já são 214 municípios em situação de emergência.

Além disso, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, reconheceu a situação e emergência na cidade de Sagrada Família, no Rio Grande do Sul, devido a um vendaval.

Com o reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos da Defesa Civil Nacional para ações de resposta ao desastre natural. Neste ano, a região Nordeste já recebeu mais de dois milhões de reais para esse tipo de iniciativa.

O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, explica de que forma o repasse pode ser utilizado.

“Os recursos da defesa civil nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre.”

O pedido de recursos deve ser feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.