.

Covid tem número expressivo de casos e mata 19 potiguares por dia

 

A pandemia da Covid-19 atravessa mais um mês no Rio Grande do Norte com números ainda expressivos, mesmo que exista uma tendência de queda de novos casos e óbitos – em parte, devido à vacinação que acontece em todos os municípios. Em junho, 19 potiguares morreram vítimas da doença por dia, em média obtida através dos dados dos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

No início do mês, o Estado somava 6.189 óbitos por Covid, além de 1.302 em investigação. Nesta quarta-feira 30, os dados parciais da Sesap indicavam 6.768 mortes (número referente ao dia anterior) e outras 1.449 seguem em investigação. Ou seja, foram 579 novas confirmações de mortes. Abril foi o mês com mais mortes registradas por covid-19 desde o início da pandemia no estado, com 939 vítimas da doença. Há alguns dias, a taxa de ocupação de leitos críticos covid em todo o estado vem registrando queda significativa.

Nesta quarta 30, haviam 100 leitos de UTI disponíveis para pacientes infectados, com taxa geral de ocupação em 70%. Especialistas e representantes da Sesap acreditam que o recuo se deve ao avanço da vacinação contra a Covid..

“A pandemia não acabou. O que visualizamos no Rio Grande do Norte é uma redução nos pedidos e, consequentemente, ocupação de leitos Covid. É um recuo importante, mas devemos manter e cumprir as ações que visam fortalecer as medidas restritivas de distanciamento social. Essas medidas são necessárias até que possamos atingir uma taxa de cobertura vacinal mais elevada para que tenhamos a população protegida”, indicou a doutora em Ciências da Saúde, Maura Sobreira, secretária-adjunta da Sesap.


Portal do RN




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.