Projeto apresentado pelo município de Pendências ganha o 2º lugar no resultado do Iº Concurso de Boas Práticas de Gestão Socioambiental do RN

 

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema informou nesta quarta-feira (03) o resultado do I Concurso de Boas Práticas de Gestão Socioambiental do RN. O Concurso tem por objetivo incentivar a sensibilização dos municípios potiguares premiando as melhores práticas na área ambiental que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Participaram do certame, experiências ou projetos desenvolvidos pelo Poder Público Municipal; Organização da Sociedade Civil (Organização não Governamental – ONG), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, Associações, Sindicatos e também Parceria Público-Privada.

As inscrições foram realizadas no segundo semestre de 2020. De acordo com a supervisora do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios - Nagam, Hortência Carvalho, a previsão de divulgação do resultado era em janeiro.

Os vencedores serão contemplados com o “Prêmio Idema de Sustentabilidade”, exclusivamente confeccionado pela equipe do Parque das Dunas com resto de podas das árvores existentes na Unidade de Conservação. Resultado

1° colocado:

Parque Natural Municipal José Mulato: Preservação da Mata Atlântica e Oportunidade de Desenvolvimento Local

O exemplo de como o Poder Público Municipal, em parceria com a comunidade local se organizaram para superar os desafios na criação e na gestão de uma Unidade de Conservação Municipal.

2° colocado(Pendências):

Geotecnologias como Ferramentas de Suporte à Decisão em Ações do Município na Área de Recursos Hídricos

Como as geotecnologias podem ser utilizadas para auxiliar em tomadas de decisão sobre os problemas enfrentados em relação aos recursos hídricos, além de se demonstrar como uma alternativa acessível e de baixo custo financeiro.

3° colocado:

Implantação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no Município de Lagoa Nova/RN

A gestão da coleta de resíduos sólidos é uma prática através de parcerias, que buscou soluções, por meio de investimentos, para a criação de uma associação de catadores de materiais recicláveis, cujos resultados geram empregos.

O detalhe

A segunda colocação no concurso do IDEMA foi recebida com muita alegria pela gestão pendenciense, uma vez que a PM de Pendências, se fez presente através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Defesa Civil. O segundo lugar  no I Concurso de Boas Práticas em Gestão Socioambiental do RN, chega para coroar um serviço de cuidado e atenção feito no meio ambiente na cidade pendenciense.

Sobretudo

Pelo projeto ter sido realizado pelo competente secretário de Meio Ambiente, Ezequias Florêncio, secretário que conhece como ninguém o meio ambiente que envolve a área territorial de sua cidade, filho da terra, tem um gostinho particular.

O projeto que recebeu a segunda colocação também obteve o engajamento direto de Camilo Vinicius, assessor técnico no município.

“ Este reconhecimento público do nosso projeto nos motiva para aprender, conhecer e desenvolver muito mais para melhoria do nosso meio ambiente, com o apoio do prefeito Flaudivan tem sido possível ter esperança para dias melhores, a tarefa não é fácil mais é possível acreditar”, observa o secretário com a consciência do dever sendo cumprido.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.