Covid-19: Bolsonaro joga responsabilidade sobre uso de máscara para governadores e prefeitos

 

Depois de ter anunciado um “parecer visando desobrigar” o uso de máscara por pessoas imunizadas contra a Covid ou que já haviam sido infectadas pelo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta sexta-feira 11, que quem decide sobre o assunto são governadores e prefeitos. “Ontem, pedi pro ministro de Saúde fazer um estudo sobre máscara, né? Porque quem quem já foi infectado e quem tomou a vacina não precisa usar máscara.

Quem vai decidir é ele, vai dar um parecer, né?”, disse Bolsonaro a jornalistas na saída do Palácio da Alvorada, antes de embarcar para uma agenda no Espírito Santo. Logo depois, ele fez a observação de que não seria dele a palavra final. “Se bem que quem decide na ponta da linha é o governador e o prefeito. Eu não apito nada, né? É ou não é? Segundo o Supremo, quem manda são eles. Mas nada como você estar em paz que a sua consciência”, opinou o presidente.

Em discurso durante cerimônia de anúncios de medidas voltadas ao turismo, na quinta-feira 10, Bolsonaro disse que havia solicitado ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um parecer para desobrigar o uso de máscaras por pessoas que já tiveram Covid-19 e por vacinados.

O presidente contraiu a Covid-19 em meados do ano passado. Após a declaração do presidente, políticos e especialistas criticaram a intenção de abolir o uso do equipamento de proteção facial. No Brasil, apenas cerca de 11% da população completou o ciclo de imunização contra a Covid-19, isto é, já tomou as duas doses da vacina. Além disso, a alta taxa de transmissão do vírus, com a média móvel de novos casos da doença acima de 50 mil por dia, não permitem que a população deixe de usar as máscaras neste momento.


Agora RN


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.