Pandemia e fome : Pesquisa apresenta que 19 milhões de brasileiros passaram fome em 2020

 

O Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), indica que no final do ano passado cerca de 19 milhões de brasileiros passaram fome. Eles estão entre as 116,8 milhões de pessoas que conviveram com algum grau de insegurança alimentar no Brasil, o que corresponde a 55,2% dos domicílios.

A pesquisa foi realizada no mês de dezembro de 2020, em 2.180 domicílios nas cinco regiões brasileiras, considerando localizações rurais e urbanas. Para identificar a prevalência de segurança ou insegurança alimentar, os entrevistados responderam um conjunto de perguntas sobre formas de alimentação e acesso aos programas sociais nos três meses anteriores.

Em comparação a 2018, onde 10,3 milhões de pessoas registraram insegurança alimentar, foi computado um aumento de cerca de nove milhões de brasileiros a mais que passaram a ter, no seu cotidiano, a experiência da fome. De acordo com a pesquisa, as vulnerabilidades sociais, como o desemprego, gênero e baixa escolaridade, tiveram um fator relevante no aumento. 

Segundo os pesquisadores, o número encontrado de 19 milhões de brasileiros que passaram fome na pandemia do novo coronavírus é o dobro do que foi registrado em 2009, com o retorno ao nível observado em 2004. 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.