Pesquisa IBOPE demonstra que 14% dos natalenses tem duvidas sobre comparecer nas eleições, de acordo com esta realidade qual será o percentual de abstenção em Macau?

 

O site Congresso em Foco destaca que a pandemia de covid-19 impôs mudanças ao calendário das eleições municipais de 2020 e alterações nos procedimentos de votação. Mesmo com as adaptações, cerca de 20% do eleitorado nas capitais não se sente completamente seguro em ir às urnas, segundo dados de pesquisas feitas pelo Ibope. Com isso, a pandemia pode afetar a participação do eleitorado brasileiro, que já vem registrando um aumento no índice de abstenções. 

Situação no RN e  Macau

Trazendo esta realidade para o nosso estado a capital potiguar 14% ainda tem dúvidas se comparecerá nas urnas e 6% confirmam que não comparecerão de forma alguma nas urnas nesta eleição. 

Nos últimos anos, apesar do voto obrigatório, o indicador de abstenções tem crescido e Macau não é diferente. Em 2016, 12,62% dos eleitores salineiros deixaram de votar, o que equivale a 2.768  pessoas, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Exemplos

As disputas eleitorais de diversos países foram afetadas de alguma forma pelo ano atípico de 2020. Segundo os dados do Instituto Internacional pela Democracia e Assistência Eleitoral (Idea), a maioria das eleições ao redor do mundo, durante este período, viu uma diminuição da participação do seu eleitorado.

Dos 45 países com eleições ocorridas até a finalização do levantamento do instituto, pelo menos 27 registraram queda no número de votos em relação a média dos anos de 2008 a 2019.

Uma das quedas mais significativas foi vista nas eleições municipais da França, em março, que contabilizaram 60% de abstenção. A média dos anos anteriores era de 40%.

A pergunta sobre o comparecimento eleitoral mesmo em período de pandemia foi feita pelo Ibope nas pesquisas de intenção de voto feitas em outubro nas capitais do país.

Macau

Que os números façam refletir na cidade salineira de Macau que esta eleição será uma eleição atípica, para quem acredita que tudo será como antes tenham cuidado para não obter uma grande surpresa com abstenções nas urnas.

Sobretudo

Poque as pesquisas que já foram realizadas no município salineiro dão conta apenas dos percentuais de candidatos, sem a menos se preocuparem com as possíveis abstenções no pleito vindouro. Pois é algo real em todos os recantos desse rincão brasileiro, porque não aconteceria em Macau?

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.