Educação: Escolas privadas do RN apresentam protocolo para retomada das aulas presenciais

 


O comitê Científico Estadual recebeu a proposta de protocolo de retorno das aulas presenciais na rede privada de ensino do Rio Grande do Norte. O documento foi entregue pelo sindicato que representa as escolas particulares e contém uma série de medidas para garantir segurança aos professores, funcionários, alunos e pais de alunos.

Segundo reportagem do portal G1-RN, trata-se de uma proposta em formato "híbrido". A ideia é que cada família escolha entre mandar seus filhos para aulas presenciais ou manter o ensino remoto. O estado ainda não tem data para retomada das aulas.

O comitê científico, que deverá analisar a proposta. De acordo com o sindicato, o protocolo lista as medidas necessárias para um funcionamento mais seguro. A entidade alega que as instituições estão preparadas para o ensino híbrido.

"Nós iremos dar o ensino híbrido para os pais que querem continuar com o ensino online e os outros irão ter o ensino presencial", afirma Alexandre Marinho, presidente da entidade, ouvido pelo G1.

Segundo o portal, um protocolo semelhante também está sendo elaborado pela Secretaria de Educação de Natal, que ainda não tem data marcada para retomar as atividades presenciais. Isso pode acontecer ainda este ano, mas o município já admite que o retorno poderá ficar para 2021.

"No ano de 2021 nós trabalharíamos dois anos letivos (2020 e 2021). Nada disso ainda nós podemos dizer que é certo, porque a pandemia ainda não acabou", considerou a titular da pasta, Cristina Diniz.

O plano de retorno às aulas nas escolas privadas prevê normas como:

- Fazer retorno gradual dos níveis de ensino;

- Manter os ambientes arejados e com ventilação;

- Realizar a limpeza da escola de forma mais cuidadosa e constante;

- Disponibilizar, na entrada, corredores e salas de aulas, álcool em gel 70%.

- Os alunos só devem chegar na hora da aula e não permanecer na escola após o fim do turno.

- Eles não poderão compartilhar comidas ou objetos e devem levar a própria garrafa de água

- Os bebedouros das escolas ficarão interditados.

Dentro do mesmo documento, as instituições também são responsabilizadas por disponibilizar um plano de trabalho domiciliar ou remoto para os estudantes que fazem parte do grupo de risco ou que optarem por não ir à escola no primeiro momento.

Para aqueles que tiverem aulas presenciais, as escolas devem garantir que qualquer pessoa que apresente sintomas da Covid-19 faça isolamento. Caso a doença seja confirmada, toda a turma deve ser isolada e continuar com as aulas virtualmente.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.