Guamaré em destaque; Município realiza jogos para melhor idade, destaca transparência em saúde e busca reforço para seu desenvolvimento turístico



Com o apoio da prefeitura, a cidade de Guamaré realiza pelo segundo ano, os Jogos da Melhor Idade, reunindo neste domingo, 28, onze grupos de idosos, sendo três do município e nove convidados. O evento tem abertura programada para às 7h, no Clube da Orla de Aratuá.  
  
Durante todo o dia, a Secretaria Municipal de Esporte, organizadora do evento estará mobilizando os grupos com os jogos bocha, boliche, dama, dominó e cartas. Apresentações culturais com os idosos do projeto Vida Saudável também estão na programação. A Secretaria Municipal de Assistência Social é parceira no evento.    

Transparência na saúde


Com a presença de representantes da sociedade civil, servidores e técnicos da área da saúde, e ainda representantes do Poder Legislativo e do Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Guamaré realizou audiência pública na quarta-feira, 24, para prestação de contas, com apresentação do Relatório Quadrimestral da Saúde no município.


O relatório detalhado pelo Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Morais com auxílio da Secretária Adjunta da pasta, Walmira Guedes, apresentou informações sobre aplicação de recursos, auditorias, oferta e produção de serviços e os impactos nos indicadores da área de saúde.


O documento apresentado na Câmara Municipal de Guamaré envolveu tanto os aspectos financeiros, quanto a divulgação de informações relacionadas a fiscalização e controle, e de dados sobre a oferta e produção de serviços públicos na rede de assistência à saúde.

“A apresentação desses dados é fundamental para determinar a necessidade de novos aportes de recursos; identificar atividades e territórios específicos que merecem tratamento diferenciado; e, principalmente, avaliar a eficácia das ações para ampliação dos serviços da rede pública do SUS no âmbito municipal”, avaliou o Secretário de Saúde, Fabrício Morais.  

Turismo


Com um rico potencial turístico ainda inexplorado, localizado na Costa Branca potiguar, o município de Guamaré será validado para permanecer no Mapa do Turismo Brasileiro. A boa notícia é resultado de uma ação da Secretaria Municipal de Turismo.

Segundo adiantou a Secretária de Turismo Mauricéia Cavalcante, um dos critérios da avaliação foi a criação do Conselho Municipal de Turismo, a comprovação de dotação orçamentária na pasta do Turismo e a participação ativa do município no Conselho do Polo Costa Branca.

O município de Guamaré também conseguiu o número mínimo de meios de hospedagem com registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo-Cadastur. Outras ações também vêm sendo trabalhadas pela Secretaria de Turismo, no sentido de captar investidores e dotar o município de uma estrutura melhor para o lazer e a atividade turística.  

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.