Guamaré com taxa zero de homicídios no primeiro semestre de 2019



O relatório referente ao primeiro semestre de 2019 sobre os casos de violência e criminalidade, produzido e apresentado pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), traz um dado positivo para o município de Guamaré: a cidade zerou a estatística de violência, sem registrar  homicídios nos últimos 180 dias.

Os dados refletem muito mais do que os resultados da atuação conjunta das forças de segurança do município- Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, que conta com total apoio da Prefeitura de Guamaré. Segundo o delegado de Polícia Civil aposentado e Secretário de Segurança, Defesa Social e Patrimonial do município, Claiton Pinho, esses números são uma projeção das políticas públicas desenvolvidas no município, nos mais diversos setores do governo municipal.

Desde a certificação com o Selo Unicef, na edição 2013/2016, o município de Guamaré vem avançando nesse sentido. A gestão municipal do então prefeito Hélio Willamy (2013/2018), apostou no trabalho intersetorial, onde várias secretarias de governo começaram a atuam em conjunto para garantir a cidadania plena, através das políticas públicas de educação, saúde, esporte, lazer, turismo e da assistência social.
      
Sensação de segurança nas ruas

Hoje, a sensação de segurança é visível nas ruas de Guamaré, nas comunidades e nos distritos. A diminuição na estatística de crimes, envolvendo jovens é um fator considerável para esse novo clima que toma conta da cidade de pouco mais de 15 mil habitantes, onde o acesso às políticas públicas acontece já na primeira infância.
  

Para o Secretário de Segurança, Claiton Pinho, nenhuma das ações de segurança traria resultados, se a cidade não tivesse bons serviços públicos e ótimos índices na saúde, assistência social e na educação, por exemplo. No ano passado, a Fiocruz Pernambuco e o Conselho Federal de Medicina atestaram que Guamaré se destaca com posição privilegiada, no ranking nacional de investimento por habitante em saúde pública.

Para o prefeito Adriano Diógenes, que antes de assumir a chefia do Executivo, era Secretário de Saúde no município, o desafio é grande, mas com a colaboração e o espírito de servir da equipe de governo, associada à adesão da população aos programas da prefeitura, nas mais diversas áreas, tem sido possível avançar para melhorar os indicadores sociais do município.

Prefeitura nas Comunidades

Na atual gestão, a Prefeitura de Guamaré tem se aproximado ainda mais da população. No mês de maio passado, foi lançado o programa Prefeitura nas Comunidades, que já ultrapassou a marca de 2 mil atendimentos, com ações de saúde, assistência social, educação, segurança, esporte e lazer e educação ambiental, dentre outras políticas públicas, que chegam através dos serviços, nas comunidades mais afastadas da sede do município. 


Tecnologia do Blogger.