24 de maio de 2019

Guamaré aposta em iniciativas inovadoras na promoção do atendimento humanizado no SUS

Postado por Irineu Cândido


Com o planejamento focado no objetivo da humanização no SUS, que é promover a participação ativa, ampliando o diálogo dos gestores, dos profissionais de saúde e da população em processos diferenciados, permeando os diferentes espaços de produção e promoção da saúde, a Prefeitura de Guamaré através da Secretaria Municipal de Saúde tem se aproximado cada vez mais dos usuários da rede pública de saúde do município.

Um dos exemplos dos resultados dessa estratégia exitosa foi uma ação coletiva realizada na última semana, na UBS de Baixa do Meio, onde aconteceu um encontro do Grupo Bem-Gestar, ainda em alusão ao Dia das Mães. A ação emocionou o público formado na grande maioria por gestantes, assistidas na unidade de saúde.

“A emoção se deu desde a acolhida as gestantes e as mamães usuárias da unidade, que foram recebidas ao som de violinos, do teclado e das violas”, destacou o Secretário de Saúde, Fabrício Morais, agradecendo a parceria com o PROARTE, projeto executado pela Secretaria Municipal de Educação.


As pacientes também foram beneficiadas com Práticas Integrativas e Complementares (PICS), contando com o auxílio de uma fisioterapeuta. Esses tipos de tratamentos utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão.

Na ação, ainda aconteceu uma dinâmica sobre o tema: “Afetividade e Empoderamento Feminino”, com a participação de uma psicóloga da Rede, que abordou o assunto despertando o interesse e a interatividade das participantes com o tema. Ao término das atividades, foi oferecido um mimo para cada usuária e servido um lanche.

Na gestão do prefeito Adriano Diógenes, não apenas a comunidade de Baixa do Meio tem sido envolvida nas estratégias da saúde, mas todas demais localidades, onde a presença das equipes de Estratégia Saúde da Família tem feito toda uma diferença, seja com ações preventivas ou educativas, sempre primando pelo bom acolhimento ao usuário, sendo referência também na entrega do serviço com qualidade e humanizado.