Aula Magna sobre inteligência artificial abre semestre letivo da UFRN



As definições de inteligência artificial, como funciona, suas relações com o trabalho e as perspectivas para o futuro foram abordadas na Aula Magna da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizada na manhã desta sexta-feira, 22, no auditório da Reitoria, em alusão à abertura oficial do primeiro semestre letivo. O momento foi conduzido pelo professor Fernando Antônio Campos Gomide, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas, que abordou o tema “A inteligência artificial e seus impactos no mundo do trabalho”.

O professor abordou as ideias gerais sobre inteligência artificial e expôs a igual complexidade da inteligência como um todo. Se antes era considerada a mera aprendizagem literária e acadêmica, hoje em dia a inteligência é difícil de medir e definir em virtude da capacidade mais ampla que envolve diversos aspectos, entre eles a compreensão do mundo, experiência de vida, apreensão do sentido das coisas, percepção, cultura, educação, emoção e genética. A inteligência artificial, por sua vez, é definida como a ciência e engenharia de construir máquinas inteligentes, especialmente programas de computador capazes de observar, pensar, aprender e agir para interpretar o mundo.


A inserção dessas máquinas no mercado de trabalho foi apresentada por meio de exemplos reais, em áreas como agricultura, pecuária e engenharia. Fernando Gomide finalizou a aula com a exposição dos atuais desafios de soluções para a gestão da energia, mobilidade, água e meio ambiente, enquanto para o futuro são incluídos desafios para as áreas de segurança social, tecnologia assistiva e comunicação cidadã. A reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, destacou a importância da temática na perspectiva humanística de formação do trabalho e de sociedade, além da reflexão sobre o papel da escola e das universidades nesse contexto.

A Aula Magna contou com a presença de autoridades, professores, estudantes e técnico-administrativos, assim como foi transmitida ao vivo pela internet e está disponível para visualização no endereço www.aulamagna.ufrn.br.


Tecnologia do Blogger.