Diretora do Ibope destaca que "1/3 dos eleitores ainda não cita candidato" e cai por terra a chance de candidato vencer eleição no Iº turno



Na pesquisa divulgada na segunda-feira, dia 1º, Bolsonaro apareceu com 31% das intenções de voto, quatro pontos a mais do que tinha cinco dias antes. Com isso criou-se nas redes sociais o discurso que determinado candidato venceria as eleições no primeiro turno

Então veja a opinião da diretora executiva do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari, responsável pelas pesquisas de opinião que indicam as chances de êxito de cada candidato, onde a mesma afirma que a probabilidade de uma vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno é muito pequena, apesar de ele ter crescido no mais recente levantamento do instituto.

Quais as chances de uma eventual vitória de Bolsonaro já no primeiro turno?

Essa possibilidade existe. Mas é uma probabilidade muito pequena. Bolsonaro tem 38% de votos válidos, segundo nossa pesquisa mais recente. Ele teria de crescer 12 pontos porcentuais até o dia da eleição, já que precisaria de 50% mais um. E não estamos vendo movimentação, pelo menos até a pesquisa de segunda-feira, de perda de votos dos demais candidatos. Isso reduz o espaço para crescer 12 pontos nessa semana.

Haveria espaço para movimentação entre os eleitores não convictos?

 Na pesquisa espontânea, ainda há um terço dos eleitores que não cita nenhum nome. Há 19% de indecisos e mais 14% que votam branco e nulo. Esses 33%, ao longo dessa última semana, podem tomar decisões diferenciadas, o que deixa a eleição ainda aberta.


Tecnologia do Blogger.